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As mais famosas e criativas campanhas publicitárias

Fizemos uma seleção de campanhas publicitárias que nos marcaram e ficaram na memória pela sua originalidade ou "viralidade".
O que eles dizem
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Harry Kane do Licor Beirão

O Licor Beirão e O Escritório podiam figurar nesta lista pela campanha de Natal, em que se pode trocar um presente indesejado por uma garrafa da marca. No entanto, optamos pelo filme We’re Sorry Harry Kane, colocado online no início de Junho, e que conseguiu ser o oitavo anúncio ligado ao campeonato europeu mais partilhado nas redes sociais no mundo. Foram quase 15 mil partilhas.
Harry Kane, avançado da selecção inglesa, foi alvo de uma entrada perigosa que valeu o cartão vermelho a Bruno Alves num jogo de preparação para o Euro 2016 com Portugal. O momento coincidiu com a presença da marca Licor Beirão nos placards publicitários laterais. A marca aproveitou para implementar uma acção de marketing onde pedia desculpas pela jogada e, através de uma carta, convidava o jogador inglês a conhecer outra forma de saborear Portugal.

Budweiser: Whassup

Quem não se lembra do famoso.. “Whassuuuuuuuuup”, nunca até então um anúncio nos fez mudar a forma como falamos. Este série de reclamos apareceu primeiro no final de 1999 com um grupo de amigos em chamada a beber cerveja e a ver um jogo na televisão. Um anúncio que agitou o mundo durante o Super Bowl de 2000 e até aos dias de hoje está na memória de muitos. Quanto mais original o reclame, mais valioso o produto.

HBO Max, criatividade dentro e fora do ecrã

Um dos segredos para criar publicidades criativas é estabelecer uma relação emocional com a audiência – algo que a HBO está habituada a fazer em séries e filmes que são um sucesso planetário.

Entre as várias campanhas memoráveis, o grande destaque vai para uma criatividade muito especial, em pleno centro da Gare do Oriente em Lisboa. Ao passar, as pessoas eram convidadas a inúmeras atividades relacionadas com os seus filmes e séries preferidos. Uma delas era poderem sentar-se numa réplica do célebre trono de Game of Thrones e sentir-se como uma das personagens da série. 

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Metro Trains: Dumb Ways to Die (2021)

A Metro Trains da Melbourne, Australia, queriam transmitir uma mensagem simples: nada de palhaçadas junto às linhas do comboio. E em vez de investir nos sinais tipicos de encontrar dentro das estações de comboio, lançaram uma música que arrecadou 157 milhões de visualizações no Youtube desde o seu lançamento em 2012: Dumb Ways to Die.

Tem um refrão cativante sobre formas burras de morrer à medida que vemos personagens “fofinhos” a morrer das formas mais absurdas possíveis, sendo que uma delas é morrer na plataforma do comboio.

Apple: Get a Mac (2006)

Já existiram várias campanhas da Apple, mas esta é na nossa opinião a melhor e o vídeo abaixo é apenas uma das várias interações desta campanha em que debatem o Mac vs PC de forma humorística numa campanha que foi das melhores de sempre da empresa e brindou a empresa com um crescimento de 42% no primeiro ano após o seu lançamento.

Ikea – Trash Collection

Em 2021, a Ikea Noruega decidiu criar uma campanha em que o briefing tinha como tema principal a sustentabilidade. Desta forma, a Try Agency começou por analisar a perceção que o público norueguês tinha da Ikea e da sua conexão à consciência ambiental. Rapidamente concluiu que esta era uma empresa vista como um fabricante de mobiliário descartável. Tendo em consideração os dados obtidos, a agência definiu que, para falar de sustentabilidade, faria todo o sentido que a campanha se focasse em mudar a consciência dos consumidores em relação ao mobiliário Ikea.

Padaria Portuguesa, publicidade criativa para abrir os olhos

Bem visível a uma grande distância, lia-se a pergunta “Sabe o que anda a comer?”. Com um design clean e impactante, esta mensagem surpreendente fez pensar quem passava sobre a importância do que ingerimos. Com uma combinação única de timing, mensagem e criatividade, a Padaria Portuguesa “abriu os olhos” para a oferta de produtos saudáveis, orgânicos e sustentáveis da marca.

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Os preferidos de cada um:

Joana
João
Ricardo
Bruno
Ana
Carlos

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