fbpx

Branding e Design, o que é?

Estes são dois conceitos que muitas vezes acabam misturados. Muitas pessoas têm inclusive dificuldade em diferenciar os dois e por isso muitas vezes existem expectativas fora da realidade.
O que eles dizem
Subscrever à Newsletter

Fique a par das nossas novidades, subscreva à nossa newsletter.

Estes são dois conceitos que muitas vezes acabam misturados. Muitas pessoas têm inclusive dificuldade em diferenciar os dois e por isso muitas vezes existem expectativas fora da realidade

O que é Branding?

Branding é uma estratégia de gestão da marca que envolve todas as ações que tem por objetivo torna-la mais forte e mais presente no mercado, sendo reconhecida pelo público, admirada e desejada por aquilo que oferece. Esta combina componentes estéticos e visuais com estratégia de atuação e comunicação.

O que é Design?

O Design é uma concepção visual da marca, produto ou conceito. O Designer trabalha para dar forma física e funcional para qualquer ideia e conceito que lhe seja apresentado. No caso do marketing é a criação de logótipos, layouts, imagens de divulgação, etc. O Design está na maior parte dos casos associado a uma estratégia de comunicação previamente estabelecida.

Como se relaciona o Branding e o Design?

A criação de uma marca é um processo muito completo. Cria-se não só o nome e o conceito mas como também a sua linguagem e forma de atuação no mercado. Diretamente ligado a isto, é preciso ter uma expressão visual de todas essas informações e é nesse momento que entra o trabalho de Design. O Branding e Design relacionam-se no sentido em que não deverá existir um sem o outro, pois juntos são a receita perfeita para a comunicação ideal da sua empresa face o público.

Um exemplo de como o Branding e o Design mudam a perceção de um produto/marca perante o público quando bem pensados:

Um bom exemplo da integração adequada entre as duas disciplinas é o que ocorreu com a marca de calçados Havaianas. Se anteriormente ela era considerada um item mais voltado para classes menos favorecidas, houve um rebranding, com o intuito de torná-la mais aceitável para um público com poder aquisitivo mais elevado. Dentro dessa expectativa, as equipes de design passaram a criar produtos com desenhos mais simples e elegantes, adicionando detalhes onde antes havia apenas tiras de borracha. O resultado foi espetacular: ocorreu um disparo nas vendas, a exportação aumentou consideravelmente e hoje as Havaianas são uma referência no mercado.

Artigos Relacionados

Marketing
Receba 15% de desconto nos nossos serviços, subscrevendo à nossa newsletter.