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DIZ NUTS đŸ„œ #6: Um eclipse de Marketing

Quem disse que o marketing nĂŁo podia ser divertido? Vamos lĂĄ desvendar os segredos por trĂĄs das ideias mais criativas e bem-humoradas do momento.
O que eles dizem
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Agora que jĂĄ nos distanciamos tempo suficiente do grande acontecimento dos Ășltimos tempos (eclipse solar), voltamos a confirmar que os criativos ao redor do mundo vivem para estes momentos. Apresentamos entĂŁo mais um “universo” de ideias criativas (e outras nem tanto) que nos captaram a atenção.

Burger King tornando os tempos confusos um pouco mais confusos

Começando por uma campanha que apesar de nĂŁo ser “fresquinha”, merece todo o destaque que lhe conseguirmos dar.

Lembra-se da prequela desta campanha que a Burger King lançou para apresentar o seu misteriosos “frango vegetal”? Bem, a revolução nĂŁo deixou os adultos sozinhos a pensar nas grandes questĂ”es da vida. As crianças tambĂ©m ficaram a questionar quais serĂŁo os segredos do Universo. “Por que foram inventados palavrĂ”es se nĂŁo podemos dizĂȘ-los?”

AnĂșncios impressos sĂŁo frequentemente utilizados para falar apenas com recursos visuais. Embora as marcas nem sempre se envolvam em anĂșncios baseados em copies, muito menos em anĂșncios totalmente centrados em copies, a Burger King dĂĄ esse passo ousado e com confiança! E tudo para isto “sĂł” para dizer que a Burger King agora tem nuggets de frango, sĂł que sem frango. SĂŁo vegan.

Com uma sequĂȘncia igualmente cativante de “Tempos confusos”, o Burger King expandiu efetivamente o seu pĂșblico-alvo para uma gama mais ampla de dados demogrĂĄficos da maneira mais espirituosa e conflituosa que uma marca pode fazer!

“It’s a Cheetos Thing…”

Depois de meses de grande sucesso, chegou a altura desta campanha receber o devido destaque por parte do segmento DIZ NUTS đŸ„œ.

O novo anĂșncio do Cheetos “It’s A Cheetos Thing” começa com um facto interessante (e potencialmente fictĂ­cio) – 99% dos comedores de Cheetos usam a mĂŁo dominante para petiscar o produto. EntĂŁo, o que faz a outra mĂŁo quando se come Cheetos? O anĂșncio autĂȘntico – levado a cabo pela agĂȘncia Goodby Silverstein – retrata um mundo no qual as pessoas tentam fazer o seu trabalho diĂĄrio e comem Cheetos ao mesmo tempo – e sĂŁo sempre os Cheetos que tĂȘm prioridade, levando a uma sĂ©rie de resultados infelizes e hilariantes. Jogadores de futebol americano, designers e atĂ© cirurgiĂ”es plĂĄsticos sĂŁo vistos a utilizar a mĂŁo menos hĂĄbil para fazer o seu respetivo trabalho.

O anĂșncio enquadra-se bem nas campanhas recentes da Cheetos, que pegou num dos aspectos mais famosos e distintivos, mas tambĂ©m polĂ©micos, da marca – o pĂł laranja que fica nas mĂŁos apĂłs se comer este produto – e transformou-o desafiadoramente num ativo da marca de forma verdadeiramente marcante e Ășnico.

A Cheetos publicou uma sĂ©rie de anĂșncios peculiares celebrando “Cheetos Things”. Claramente nĂŁo tĂȘm medo de usar o humor e, Ă s vezes, de levar esse humor a lugares mais ousados do que a maioria das marcas estĂĄ disposta a ir. Terminar o anĂșncio com um indivĂ­duo cujo nariz foi removido por engano numa operação mĂ©dica fracassada Ă© uma linha que a maioria das marcas hesitaria em cruzar. A Cheetos nĂŁo tem medo. Esta abordagem faz parte de uma tendĂȘncia que tem vindo a “puxar” cada vez mais o humor arrojado para as comunicaçÔes de Marketing de marcas bem conhecidas.

Eclipse Solar (escondeu-se o sol e apareceu o Marketing…)

Tornou-se claro muito rapidamente que o eclipse solar de 2024 roubou o holofote dos coraçÔes e mentes dos consumidores, bem como dos orçamentos de Marketing.

Como profissionais de marketing, o eclipse solar Ă© uma pausa bem-vinda nos feriados previsĂ­veis e no ciclo de eventos de premiação impulsionados por influenciadores. Com este acontecimento vem a capacidade de responder a um momento raro e natural, completo com baixa sobrecarga e alto fator de surpresa. Uma confluĂȘncia Ășnica de possibilidades Ă  qual criativos experientes e inovadores de conteĂșdo nĂŁo podem deixar de passar em branco.

O resumo Ă© simples: incorporar a marca de forma autĂȘntica em celebração de um fenĂŽmeno que une os humanos enquanto estes fazem uma pausa para refletir sobre o nosso lugar no sistema solar. É a essĂȘncia dos sonhos de marketing, a capacidade de conectar com o pĂșblico, ao mesmo tempo que se comemora uma experiĂȘncia compartilhada que saĂșda a magia da natureza.

Assistimos, portanto, a milhares e milhares de tentativas de levar a cabo a melhor campanha possĂ­vel. Explore abaixo algumas das que decidimos destacar:

De uma forma geral, o envolvimento das marcas no eclipse solar de 2024 foi caracterizado pela criatividade, inovação e uma profunda compreensĂŁo dos interesses e preferĂȘncias dos consumidores. Ao alinhar os seus esforços de marketing com este raro evento celestial, as marcas conseguiram melhorar a sua imagem de marca, impulsionar o envolvimento e promover ligaçÔes significativas com os consumidores.

As marcas transformaram este eclise solar num “Once-in-a-Generation” evento de Marketing.

No segmento DIZ NUTS đŸ„œ, dedicamo-nos a destacar algumas das melhores campanhas de marketing dos Ășltimos tempos. Celebramos a criatividade, a inovação e o forward-thinking que impulsionam as estratĂ©gias de sucesso. Das marcas que desafiam as convençÔes aos projetos que moldam o futuro do marketing, procuramos inspirar e informar, destacando o que de mais arrojado e transformador existe na nossa indĂșstria. Junte-se a nĂłs nesta jornada para descobrir as campanhas que estĂŁo a redefinir os limites do marketing e design.

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