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DIZ NUTS ūü•ú #1: IKEA Entra na Corrida Eleitoral

As elei√ß√Ķes antecipadas para o pr√≥ximo governo de Portugal est√£o cada vez mais pr√≥ximas, e enquanto cada partido defende o seu ponto de vista, a IKEA tamb√©m se junta √† conversa nesta √©poca eleitoral, lan√ßando mensagens bem-humoradas sobre os seus produtos.
O que eles dizem
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Vivemos numa fase onde tudo tem r√©dea curta. As redes sociais tornaram-se num porto de abrigo para a cr√≠tica f√°cil e gratuita a tudo o que mexe. Esta atmosfera que protege quem se esconde por tr√°s de um ecr√£ deu origem √† j√° bem conhecida “cancel culture” que, desde o seu aparecimento, inquieta qualquer “bicho” de Marketing.

Este escrut√≠nio “entranhou-se” no nosso dia-a-dia antes de nos apercebemos e bem antes de conseguirmos fazer alguma coisa para o impedir. A honestidade e a ousadia deram vez ao politicamente correto e ao repetitivo. E todos foram afetados. Figuras p√ļblicas, marcas, ONG’s, governos.

Isto teve uma grande influência nas campanhas de Marketing a nível global. Mas, de quando em vez, lá aparece um herói que nos relembra que está tudo bem.

Atrav√©s da Uzina, diversos mupis aparecem nas ruas com mensagens como “Puxamos o tapete √† infla√ß√£o”, “Para se aquecerem sozinhos ou coligados” ou “Boa para guardar livros ou 75,800 euros”. As imagens dos cartazes j√° circulam nas redes sociais.

A marca de decoração e mobiliário IKEA aposta numa campanha humorística, fazendo alusão a eventos ou conceitos relacionados com a atualidade política portuguesa, ao mesmo tempo que apresenta a sua oferta aos consumidores.

Entretanto, a IKEA j√° reagiu a esta iniciativa num comunicado enviado √† SIC, afirmando que faz parte do quotidiano dos portugueses h√° 20 anos e que gosta de “desenvolver campanhas que reflitam a vida real”. Esse foi “o ponto de partida deste e de outros mupis que temos tido a circular pelas cidades nas pr√≥ximas semanas”, refor√ßando que a campanha publicit√°ria n√£o tem “qualquer inten√ß√£o ou prop√≥sito de contribuir, seja de que forma for, para o debate partid√°rio e para o atual contexto pr√©-eleitoral que se vive no pa√≠s”.

Outras Marcas Participam na Conversa

O mediatismo desta campanha confirma-se. Basta abrir uma rede social e rapidamente descobrimos uma s√©rie de marcas bem conhecidas dos portugueses que aderiram √† “brincadeira”.

Numa estrat√©gia de marketing em tempo real da Triber Agency, a Staples respondeu √† campanha da IKEA nas redes sociais, questionando: “Mas algu√©m guarda isso na sala?” com uma imagem de uma estante. Na descri√ß√£o da publica√ß√£o, a marca de produtos de escrit√≥rio escreve: “Se for para guardar no escrit√≥rio, o melhor √© falar com o especialista, IKEA… E toda a gente sabe que o escrit√≥rio √© com o Staples!”. Mas n√£o foi somente a Staples, o Gato Preto, Fnac, Penguin Livros, Durex entre outros tamb√©m aproveitaram e lan√ßaram as suas pr√≥prias dicas. A dizain n√£o foi exce√ß√£o, concebendo a imagem abaixo para o cliente G3Tech.

Seguindo esta abordagem, a Inokem, uma empresa de limpeza, tamb√©m publicou uma resposta identificando a IKEA e a Staples, mencionando que ouviram dizer que h√° umas estantes a precisar de limpeza. Nos coment√°rios √† publica√ß√£o da Staples, a FNAC entra no jogo, acrescentando que “se precisarem de ajuda para encher as estantes, j√° sabem com quem falar”.

De tudo o que se falou, em todos os canais poss√≠veis e imagin√°rios, destacamos o coment√°rio do apresentador e humorista Fernando Alvim que escreveu que, com tudo o que vivemos nos dias de hoje, “faz com que na pr√°tica seja muito dif√≠cil lembrarmo-nos de uma campanha de jeito. E muito menos, de nos rirmos com uma“.

A Dizain, como agência com profissionais e apreciadores de Marketing, agradece e parabeniza a Uzina e a IKEA pela ousadia e originalidade da campanha.

No segmento DIZ NUTS ūü•ú, dedicamo-nos a destacar algumas das melhores campanhas de marketing dos √ļltimos tempos. Celebramos a criatividade, a inova√ß√£o e o forward-thinking que impulsionam as estrat√©gias de sucesso. Das marcas que desafiam as conven√ß√Ķes aos projetos que moldam o futuro do marketing, procuramos inspirar e informar, destacando o que h√° de mais arrojado e transformador na nossa ind√ļstria. Junte-se a n√≥s nesta jornada para descobrir as campanhas que est√£o a redefinir os limites do marketing e design.

Imagens retiradas de artigo Marketeer.

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