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Instagram lança ferramentas de shopping para compras através de mensagens diretas

Lembra-se quando as redes sociais eram sobre se manter ligado a amigos e família?
O que eles dizem
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Para melhor ou pior, esses dias já vão longe visto que cada vez mais plataformas sociais estão focadas em mantê-lo conectado a um sem fim de produtos que pode comprar sem sequer sair das Apps. Por outras palavras, as redes sociais são a nova face das compras online e as mensagens diretas o futuro do serviço de apoio ao cliente. Em Julho, o Instagram revelou que a App irá permitir aos compradores que coloquem e sigam as suas encomendas diretamente nas suas mensagens diretas.

Como funcionarão as funcionalidades de compra das mensagens diretas do Instagram

As novas funcionalidades das mensagens diretas do Instagram são semelhantes às funcionalidades já existentes de pagamento no WhatsApp. Ou seja, o cliente, ao invés de ir à loja online no website ou Facebook da marca, poderão comprar e pesquisar produtos com a ajuda de representantes das marcas no messenger/mensagens diretas.

As notas de lançamento destas funcionalidades indicam que será possível:

  • Conversar com os clientes em tempo real, respondendo a perguntas e confirmando detalhes de encomenda;
  • Criar pedidos de pagamento com descrição do artigo e preço;
  • Pedir e recolher pagamento;

Abaixo uma pré-visualização do que aspecto que esta funcionalidade terá:

Porque é que isto pode ser importante para os negócios

Porque é que estas novas funcionalidades do Instagram podem ser importantes para os negócios? Para começar, as estatisticas de uso da plataforma revelam que o uso das ferramentas de shopping e as mensagens diretas são uma das estratégias com maior ROI (Return Of Investment).

Mas enquanto estas ferramentas demonstram o seu valor aos marketeers, os clientes estão efetivamente a comprar artigos no Instagram e a recorrer às mensagens diretas para o apoio ao cliente?

O resultado pode surpreende-lo mas a resposta é sim:

  • 28% dos utilizadores das redes sociais entre os 18-34 anos compraram diretamente um produto numa rede social nos últimos 3 meses;
  • 1 em cada 4 pessoas entre as idades 18-24 anos usaram as mensagens diretas como serviço de apoio ao cliente nos últimos 3 meses;
  • 33% dos utilizadores de redes sociais entre os 18-34 anos compraram um artigo com base numa recomendação de um influencer nos últimos 3 meses;
  • As redes sociais são o canal predileto da Gen Z para descobrir novos artigos. 57% da Gen Z descobriram um novo produto nas redes sociais nos últimos 3 meses;
  • As redes sociais são também o canal predileto dos Millenials para descobrir novos produtos. 1 em cada 2 Millenials descobriram um novo produto nas redes sociais nos últimos 3 meses;

Estatísticas realizadas pelo HubSpot.

Embora esta informação não seja específica ao Instagram, a aplicação está de momento na frente da mudança para e-commerce que está a acontecer em todas as plataformas. O Youtube acabou de anunciar integrações com o Shopify e o Twitter está a testar as suas funções de compras, mas o Instagram parece estar ligeiramente à frente.

Fique a conhecer mais estatísticas essenciais das Redes Sociais.

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