fbpx

Porque é que o Marketing Digital é importante para as empresas?

Além de facilitar a comunicação entre as empresas e os potenciais clientes ou consumidores, o Marketing Digital é ainda uma excelente ferramenta para fortalecer as marcas e consequentemente realizar melhores vendas.
O que eles dizem
Subscrever à Newsletter

Fique a par das nossas novidades, subscreva à nossa newsletter.

Quando a Internet surgiu, era um espaço ainda um pouco “deserto” de conteúdo que era utilizado maioritariamente para comunicar. Não existiam canais de interação entre empresas e os potenciais clientes. No entanto, com o passar dos anos e a evolução da Internet, por volta dos anos 2000 e devido ao aumento do número de utilizadores, o Marketing Digital passou a ser construído. Isto aconteceu pois com o crescente número de utilizadores as empresas começaram a investir cada vez mais no setor, alimentando assim a evolução tecnológica e técnica.

Foi assim que o Marketing Digital se tornou uma área de estudo e que utiliza ferramentas como as Redes Sociais, E-mail Marketing e Website para a promoção de uma empresa ou negócio na Internet.

Além de facilitar a comunicação entre as empresas e os potenciais clientes ou consumidores, o Marketing Digital é ainda uma excelente ferramenta para fortalecer as marcas e consequentemente realizar melhores vendas. Esta área consiste num conjunto de ações estratégicas online cujo objetivo é criar o caminho ideal para o alcance dos objetivos de cada empresa.

Porque é que o Marketing Digital é importante para as empresas?

Se tudo aquilo que dissemos acima não foi suficiente para o convencer da importância e valor do Marketing Digital, preparamos 5 razões para que possa compreender melhor como essa importância se traduz no seu negócio. São elas:

  1. Garante a sua presença na Internet
  2. Sabe quando e como falar com o público-alvo
  3. Permite-lhe estar à frente da concorrência
  4. Não precisa investir muito para começar
  5. Tenha resultados fáceis de analisar

1. Garante a sua presença na Internet

Quando tem uma dúvida ou problema, por norma, o que faz? Se a sua resposta foi: “vou ao Google pesquisar”, saiba que não está sozinho.

O Google é o maior motor de busca online do mundo. Esse facto torna-o numa ferramente imprescindível para o seu investimento em Marketing Online pois o simples facto de aparecer nos resultados de pesquisa pode ser uma excelente promoção ao seu negócio além de que, o custo de aquisição por cliente é particularmente baixo.

Mas não se esqueça, não é só quando alguém procura por uma solução que deve encontrar a sua empresa, é fundamental que a mesma apareça “organicamente” nos resultados de pesquisa. É que quando pesquisamos o nome de uma empresa e não existe nenhum resultado no Google por norma ficamos frustrados e instantaneamente desconfiados da veracidade da mesma pois “todos os bons negócios estão online”. Se o cliente que procura a sua empresa não a encontrar online, as chances de ele não entrar em contacto consigo são imensas.

Não tem website e gostaria de ter? Visite a nossa página sobre Web Development.

2. Sabe quando e como falar com o público-alvo

Muitas empresas sabem exactamente quem são os seus clientes, o que costumam comprar, comportamento e profissões. Mas e aqueles que ainda não são seus clientes, como se relaciona com eles?

Um dos pontos importantes do Marketing Digital é a possibilidade de construção de um público-alvo que realmente deseje consumir o seu produto, que se relacione com ele e até se fidelize. O Marketing Digital possibilita que você atraia as pessoas que realmente estão interessadas. Alem disso, poderá organizar os seus contactos por meio de e-mails registados (no caso de uma loja online), subscritores de uma newsletter ou até mesmo seguidores nas redes sociais.

Com o passar do tempo este público-alvo irá tornar-se um ativo fundamental para a sua empresa.

3. Permite-lhe estar à frente da concorrência

Já falamos sobre a importância de construir o público-alvo certo, mas com o Marketing Digital poderá ir mais além e não só construir o público certo, como comunicar com ele na hora certa.

Ao contrário do Marketing Offline, em que muitas vezes é nos impossível saber exatamente qual o público-alvo com quem falamos, o Marketing Digital possibilita-nos um nível de segmentação muito mais preciso dando-nos também a possibilidade de segmentar a nossa comunicação para cada tipo de audiência.

Esta última possibilidade permite-lhe especificar e ajustar a sua comunicação, personalizando até ao mais pequeno detalhe as sua ações e campanhas de marketing evitando erros ou a entrega de conteúdo desinteressante para o público-alvo selecionado.

4. Não precisa investir muito para começar

Muitas empresas só agora estão a perceber a importância do Marketing Digital. Isto mostra que, se começar a investir hoje, poderá estar à frente de boa parte da sua concorrência.

A sua empresa poderá destacar-se da concorrência com a criação de bons conteúdos que ajudem o cliente na identificação e solução dos seus problemas.

Exemplo prático: Pesquisa no Google uma solução para X e é levado ao website de uma empresa com um artigo interessante sobre o assunto em questão e que por acaso até o presta. A probabilidade de contactar a empresa em questão é bastante alta.

Além de que, se tiver um bom site, rede social e blog, causará muito melhor impressão do que uma empresa que não tem nada disso.

Gostaria de saber mais sobre Marketing Digital? Fale com um dos nossos especialistas.

5. Tenha resultados fáceis de analisar

Com isto, não estamos a dizer que o Marketing Digital é gratuito. Não é. Mas, com as ferramentas de hoje em dia, alto poder de segmentação e mais variadas estratégias de otimização dos sites para os motores de busca, investir em Marketing Digital tornou-se muito mais barato do que investir nos métodos tradicionais.

Com o passar do tempo, o preço para o Marketing Tradicional tornou-se elevado. Anunciar na televisão, no rádio, em revistas ou jornais é caro e é um investimento e do qual a maioria das empresas não conseguem dar conta ou contabilizar.

Já o Marketing Digital, embora exija sim, um mínimo de investimento, pode acabar por ser muito mais barato do que o Marketing Offline. Não é à toa que as estratégias de marketing online ocupam grande parte das estratégias de marketing das grandes empresas.

Utilizando o exemplo de um anúncio em flyer e uma campanha de e-mail marketing.

No caso dos flyers até sabe quantas peças imprimiu, mas não consegue saber exatamente quantas foram entregues, quantas foram de facto lidas e quantas vendas foram geradas para a sua empresa fruto dos flyers.

Já com os e-mails, poderá ter acesso exato de quantas pessoas abriram cada um deles, quantas clicaram em algum link e até mesmo quantas efetuaram uma compra através dos mesmos.

Mas este exemplo não é exclusivo do e-mail marketing, é possível também monitorizar com extrema precisão o comportamento dos utilizadores do seu website, desempenho dos anúncios no Google, resultados de um post nas redes sociais, o caminho de referência do utilizador até que se torne cliente e muito mais.

Tiradas todas estas conclusões ainda tem dúvidas sobre se valerá a pena ou não investir em Marketing Digital?

Artigos Relacionados

Marketing
Receba 15% de desconto nos nossos serviços, subscrevendo à nossa newsletter.