fbpx

iF Design Award, artigos contra o COVID

O iF Product Design Award foi lançado em 1954 e é conferido anualmente pelo iF International Forum Design. O prêmio, que abrange várias disciplinas, tem mais de 5.500 inscrições de cerca de 59 países todos os anos.
O que eles dizem
Subscrever à Newsletter

Fique a par das nossas novidades, subscreva à nossa newsletter.

Todos os anos designers de todo o mundo brindam-nos com uma mostra de criatividade e perspectiva para os mais variados gadgets, embalagens e muito mais. Nestes tempos conturbados devido à pandemia COVID-19 existiram também visões inspiradoras tendo como primeiro pensamento a normalização das rotinas pandêmicas como robots de auto limpeza e chuveiros desinfectantes.

A designboom escolheu 10 vencedores do iF design award 2021 para mostrar o que de melhor se faz no design e tecnologia para nos ajudar a adaptar à nova forma de viver em pandemia.

Nome: airluna / Marca: ASA innovation & technology limited // Designers: Kinoshita Mui Ngo Suet, Tomimatsu Dan, Anthony Huen Chu Kit // Prémio: iF Gold Award

O primeiro no mundo. Este candeeiro desenhado na China é completamente revolucionário por ser o primeiro no mundo a purificar o ar. O vencedor do prémio de ouro mistura design contemporâneo com tecnologia de ponta destruindo 99.9% dos vírus. Equipado com nanotecnologia PACO, este candeeiro pode até quebrar micróbios mais pequenos que o COVID-19, incluindo quimicos nocívos e odores. Este produto possui ainda uma APP que permite ao utilizador remotamente controlar e monitorizar a qualidade do ar na zona onde esteja colocado. Não só produto promete 10 anos de garantia como a circulação de ar baixa a temperatura do LED e prolonga a duração ainda mais.

Nome: spindiag rhonda / Marca: spindiag gmbh / Designers: Sebastian Wold, Sven Dorhage

À medida que a pandemia se propaga por todo o mundo também os testes PCR se tornaram uma prática comum. Este produto Alemão, o sistema Spindiag Rhonda, dá a oportunidade a qualquer pessoa com qualificações médicas básicas para realizar o seu próprio teste molecular. O facto de que este procedimento pode ser efetuado em casa permite a qualquer pessoa em risco de ser testada e isolada dentro de 40 minutos. Esta praticidade também se aplica à simplicidade do interface, permitindo aos testes serem realizados independentemente e em qualquer horário.

Nome: the clean zone / Marca: Hyundai Engineering & Construction / Designers: Wonnts

Não é nenhuma mentira que a batalha contra os vírus e germes se tornou quase que uma obsessão para muitos. A “clean zone” (Zona Limpa em Inglês) é um conceito desenhado na Coreia do Sul em resposta à necessidade de eliminar esta “poluição” enquanto no exterior, antes de entrar zonas interiores. Este produto orientado ao público com aspecto de chuveiro público está equipado com um lavatório que fisicamente lava o pó com um vapor refrescante e uma caixa limpa para esterilizar o corpo utilizado deslocação de ar e luz UV. No meio desta pandemia este sistema compacto pode ser ideal para parques infantis onde o número de pessoas a interagir é mais elevado.

Nome: a brief speculation of autonomous healthcare / Marca: Philips

O conceito deste produto é ser um género de “taxi da saúde”. Um conceito holandês que pretende desafiar os modelos atuais de transporte de saúde. Com a pandemia COVID-19 a expor várias fraquezas nos sistemas de saúde pelo mundo fora, este taxi promete eliminar a necessidade de ter de viajar para obter tratamento médico de forma a facilitar a prestação do mesmo através da check-ups integrais em movimento.

Nome: DEEBOT N9+ / Marca: ecovacs robotics co. ltd / Designers: Mengdan Chen, Pingxing Huan, Fang He, Jiaxing Zhan, Wenli Liao, Zhen Cheng

Limpeza mãos-livres soa como uma das mais eficazes formas de evitar bactérias, não? Este produto chinês “DEEBOT N9+” é um produto doméstico que promete esforço mínimo. Este aparelho de autolimpeza garante que a única coisa que o comprador tem de fazer é personalizar as definições na aplicação, como: áreas a limpar, frequência, poder de sucção e volume de água. Uma vez estas definições estejam atualizadas o auto aspirador aspira e lava as zonas designadas. Este produto tem duas escovas rotatórias e um tanque que automaticamente se enche de água para que a esfregona esteja sempre molhada, levando a auto-limpeza a outro nível. O produto ainda limpa e seca a esfregona reduzindo ainda mais a exposição a germes.

Nome: virutect / Marca: Aica Kogyo Co Ltd / Designer: Eiichi Tomita

“Virutec” é a resposta do COVID-19 ou outros vírus que adiram a mesas, paredes, portas e o que mais. Em vez de ter de se preocupar constantemente em evitar superficies, este produto desenhado no Japão introduz têxteis anti-bacterianos e virais, incluindo laminados HPL, paineis de parede não combustiveis, balcões, cabines de WC e paredes interiores. Todas estas opções são passíveis de serem utilizadas em instalações médicas ou públicas assim como residências. Independentemente do número de desinfecções que o espaço requeira, estas superficies não perdem qualidades.

Nome: touchfree lavatory / Marca: ameco / Designers: Ping Li, Wang Liang, Gao Weijie, Zhang Zhijian, Zhu Limeng

Viajar torna-se ainda mais complexo quando se está no meio de uma pandemia e as preocupações higiênicas ocupam um lugar de grande destaque. Esta solução chinesa “touchfree lavatory” (Lavatório sem Toque do Inglês) funciona com sensores e automatismos que reduzem a possibilidade de transmissão de vírus. Apenas com um aceno os passageiros poderão ativar a torneira, levantar e baixar a tampa, colocar sabão nas mãos ou até mesmo trancar a porta.

Nome: midea Q3 antibacterial cordless vacuum cleaner / Marca: Midea Group Co Ltd / Designers: Shin Hyun Seon, Qiu Zhirui, Liu Gang, Wang Jin, Cao Pei, Liu Chang, Wang Lu, Xiong Ge, Lertwitthayaphon, Xu Jian, Huan Runmin, Lau Zhaohua

O aspirador “midea Q3” é o aparelho de limpeza ideal que não requer toque. Este produto leve permite aos utilizadores utilizar o interface, limpar o filtro e despejar o armazenamento com o toque de um botão. O interface é ainda absurdamente fácil de utilizar com um display OLED com icons facilmente identificáveis enquanto algumas das partes removíveis são completamente laváveis. Construído com um motor elétrico é também eficiente e sustentável.

Nome: SAP 001 / Marca: Cado Co Ltd

O ambientador Japonês SAP 001 é um produto estiloso, metálico e desenvolvido para remover odores assim como para desinfectar o ar removendo 99.9% das bactérias que nele flutuam. Equipado com um catalisador e uma ação oxidante de ozono, o aparelho pode efetivamente decompor e neutralizar a causa de alguns odores. O que quer que permaneça à superfície do catalisador é eventualmente adicionalmente decomposto através de calor que, por sua vez, regenera a energia do aparelho. O resultado é nem sequer ser necessário trocar o filtro.

Nome: the bloom slim / Marca: Shenzhen Yuding Information Tecnology Co Ltd / Desingers: Kiaxiang Hu, Haoxiang Hu, Kang Song, Xiang Luo, Liting Yan, Yu Wei, Jinlai Yan, Chenglian Chen, Yulin Zhang

O último produto desta seleção de produtos em resposta à pandemia COVID-19 é um desinfectante de aspecto sofisticado que mantém a saúde oral em níveis exemplares. O “the boom slim” foi desenhado na China e pode acomodar escovas dentárias de vários tipos e tamanhos oferecendo esterilizações rapidas e automaticas a cada 6 horas. Ao prevenir bactéria o aparelho transforma numa certeza que o utilizador não se tenha mais de preocupar com doenças das gengivas ou outras infeções. Com um interruptor estilo corda dos candeeiros antigos e uma luz LED que dá um look elegante ao produto, este encontra-se disponível em branco e preto para ir de encontro ao design do seu WC.

Obtenha mais Informações

Preencha o formulário abaixo e receba no seu e-mail todos os detalhes dos planos e a nossa oferta especial!

Informação de Contacto

Obtenha mais Informações

Preencha o formulário abaixo e receba no seu e-mail todos os detalhes dos planos e a nossa oferta especial!

Informação de Contacto

Obtenha mais Informações

Preencha o formulário abaixo e receba no seu e-mail o seu plano personalizado e a nossa oferta especial!

Quais destes serviços são do seu interesse?
Marketing
Receba 15% de desconto nos nossos serviços, subscrevendo à nossa newsletter.