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Qual o papel do Marketing numa empresa?

O Marketing é uma área reconhecida por satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores e, quando bem estruturado traz resultados positivos para empresas.
O que eles dizem
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Surgimento do Marketing

Apesar de não ter um marco distinto na questão do seu surgimento, o Marketing estima-se que iniciou na altura que começaram a existir as práticas comerciais por volta do século XV, na época da evolução das cidades e suas civilizações. O que significa que, o nome Marketing é algo recente na mente das pessoas, contudo o seu desenvolvimento é parte do acompanhamento do avanço humano.

Qual a definição simplificada de Marketing?

O Marketing é uma área reconhecida pelo processo de criação e entrega de valor, de forma, a satisfazer as necessidades e/ou desejos dos clientes ou consumidores. É uma técnica que envolve produtos, ideias ou produtos para alcançar os seus objetivos e, acima de tudo, atrair os consumidores e o seu interesse.

Definição de Marketing segundo Philip Kotler

Philip Kotler, um professor universitário, teve uma repercussão na história do Marketing, bem como, na sua evolução, sendo identificado como o “Pai do Marketing”. Para Kotler (1993), o Marketing baseia-se num “processo social e administrativo através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo de que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores”.

Objetivos do Marketing numa empresa

Os objetivos do Marketing podem ser diferenciados de empresa para empresa, todavia, o cliente foi, é e sempre será o maior foco nesta ciência.

Estruturando de modo abrangente, alguns dos objetivos do Marketing são:

  • Aumentar o volume de vendas
  • Gerir uma marca
  • Criar e construir relações duradouras e verdadeiras
  • Posicionar-se, de forma assertiva, no mercado
  • Fidelizar clientes e alcançar novos leads (potenciais clientes)
  • Melhorar a relação com os colaboradores e/ou funcionários da empresa

Passos para ter um Marketing estruturado e eficiente numa empresa

Para um Marketing bem direcionado e forte, é necessário estruturar uma estratégia com foco em 3 pilares essenciais, tais como os fornecedores, público-alvo e concorrentes.

Relativamente aos fornecedores, a questão é se os fornecedores selecionados podem satisfazer realmente as necessidades da empresa e se, estes auxiliam a aumentar a rentabilidade e a entregar os produtos e/ou serviços com a melhor qualidade para os clientes.

Em relação aos concorrentes, a empresa deve identificar quais os seus principais rivais no mercado e o que estes oferecem aos seus clientes. De forma, a decifrar qual a posição da empresa em relação a eles.

Por sua vez, o público-alvo, deverá ser definido para adequar qual a melhor estratégia para os alcançar e quais as suas principais necessidades e desejos, para desenvolver os produtos e/ou serviços ideias. Para auxiliar nesta fase, podemos como melhor conselho, criação de personas.

O que são personas?

As personas são representações de pessoas fictícias desenvolvidas para representar um determinado público-alvo, a nível de comportamentos, atitudes, gostos, necessidades e demograficamente. Este processo proporciona à empresa uma melhor preparação de como lidar com os seus clientes, como criar conteúdo apropriado para o público-alvo definido e uma segmentação de mercado delineada.

Resultados de uma aplicação correta de Marketing na sua empresa

Após cumprir todos os passos básicos para a criação de um Marketing estruturado e eficiente, serão visíveis resultados positivos para a sua empresa, sendo alguns deles:

  • Melhor relação com os seus clientes, verificando uma proximidade com os mesmos
  • Maior promoção da sua empresa
  • Aumento da credibilidade
  • Ajuda os clientes na tomada de decisões e quais se adequam mais para o seu tipo de necessidade e/ou desejo
  • Um perfil que fideliza a empresa/marca, mais especificamente, nas redes sociais e website
  • Transformação do investimento a nível de tempo e financeiro em oportunidades de negócios rentáveis

A dizain terá toda a disponibilidade para ajudar e trabalhar consigo.

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