fbpx

Google vai atualizar o seu motor de busca para lutar melhor contra o clickbait.

A Google anunciou que irá fazer algumas mudanças ao seu motor de busca para combater os títulos de clickbait.
O que eles dizem
Subscrever à Newsletter

Fique a par das nossas novidades, subscreva à nossa newsletter.

Estas mudanças a serem implementadas pelo Google irão melhorar a relevância dos resultados priorizando os esforços de SEO que privilegiam o conteúdo original e autêntico em detrimento de informação partilhada em agregadores.

Clickbait, ou caça-cliques, é o nome dado a conteúdos na internet que se apresentam com títulos sensacionalistas ou imagens em miniatura chamativas cujo único objetivo é atrair cliques e incentivar a partilha dos conteúdos. Estes conteúdos são pensados para deixar o leitor curioso e clicar para saber mais. Muitas vezes os títulos não correspondem ao interior levando o utilizador a sentir-se enganado ou, na eventualidade de partilhar sem ler, à partida de conteúdo falso.

“Sabemos que os utilizadores não consideram um conteúdo como útil se o mesmo gerar apenas cliques em vez de informar os leitores. Como tal, a partir da próxima semana iremos lançar uma série de melhorias para os utilizadores de língua inglesa de todo o mundo. De forma a tornar mais fácil a pesquisa de conteúdos criados por pessoas, para pessoas”.

Estes updates serão especialmente úteis para aqueles que usam o “Add Reddit” como ferramenta de SEO. Utilizadores que o fazem para espalhar websites não desejados nos seus resultados de pesquisa em favor de avaliações por pessoas reais em fóruns como o Reddit. Como funciona pode ser visto ao pesquisar avaliações (reviews) de vários artigos eletrónicos. Por exemplo nos EUA, se pesquisar “Sony WH” no Google, os resultados principais dos motores de busca são dois e apenas um tem a palavra review (avaliações). Os resultados de pesquisa para muitos gadgets populares mostram que as pessoas tendem a evitar avaliações em agregadores. Os utilizadores mostram preferência pelas avaliações no Reddit.

Página de Busca no Google
Página de Busca no Google

Foque-se em criar conteúdos para pessoas, o Google gosta disso!

Como pode garantir que está a criar conteúdo que será bem sucedido com esta nova atualização? Seguindo as dicas e guidelines do Google para criar conteúdos para pessoas e não para motores de pesquisa. Estes conteúdos focam-se em satisfazer uma necessidade enquanto utilizam as melhores práticas de SEO para acrescentar valor a quem pesquisa. Respondendo sim às perguntas abaixo significa que provavelmente está no caminho certo para uma metodologia dirigida a pessoas.

  • Tem uma audiência pré-existente ou alvo para o seu negócio ou site que acharia este conteúdo relevante se falasse diretamente consigo?
  • O seu conteúdo demonstra claramente e em primeira-pessoa conhecimento técnico e profundo de um produto ou serviço?
  • O seu site tem um foco primário e principal?
  • Após ler o seu conteúdo, alguém será deixado com a sensação de ter adquirido conhecimento suficiente sobre um tópico que lhe permita alcançar um objetivo?
  • Após ler o seu conteúdo irá alguém deixar a sua página com a sensação de uma experiência satisfatória?
  • Está a manter presentes as guias e diretrizes para produtos originais ou reviews?

Links do Google que poderão ser úteis na criação de conteúdo:

Outros artigos de Marketing Digital que pode achar interessantes:

Artigos Relacionados

Marketing
Receba 15% de desconto nos nossos serviços, subscrevendo à nossa newsletter.